Clique aqui para acessar os arquivos de Dissertações do PROFCIAMB
Turma 2022
AURICILENE GOMES MOREIRA - EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E TRANSFORMADORA NO ENSINO MÉDIO: (RE) APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
CRISTIANE DE ALMEIDA BELÉM ROCHA -
ELEN ROSA DOS REIS NUNES -
ERIK LAUÃ GONÇALVES TENORO - TRILHA MINERAL NO ENSINO BÁSICO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
JOSÉ AUGUSTO BAETA E SILVA - ATIVIDADES FÍSICAS COLETIVAS PARA A TERCEIRA IDADE: O USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM CONTEXTOS AMBIENTAIS
LUCIA PANTOJA GONÇALVES CAMPOS -
MILTON NAZARENO MONTEIRO PEREIRA - CONSUMO E DESCARTE DE ÓLEOS VEGETAIS COMESTÍVEIS: proposta de sequência didática como estratégia de ensino das Ciências Ambientais
RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BOUTH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará.
VALDETE COSTA NASCIMENTO CORRÊA -
WANDERSON ROQUE OLIVEIRA DA COSTA -
WILLIAM MARQUES PEREIRA - A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM IPIXUNA DO PARÁ
ZELINDA DUARTE RODRIGUES - JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Turma 2021
ALTEMAR PEREIRA DOS SANTOS - AÇÕES EDUCATIVAS À PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS BOLONHA E ÁGUA PRETA DO PARQUE DO UTINGA
ANA CAROLINE DAVID RAMOS - A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA
DANIELLE DAMASCENO DA SILVA - LENDAS E MITOS DE UMA COMUNIDADE DA AMAZÔNIA UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E NA CONSERVAÇÃO DO LAGO DO SEGREDO
DIEGO RODRIGUES SANTANA - O USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR
ELIVALDETE BAIA RIBEIRO - A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: uma sequência didática acerca da temática dengu
JAMILLE DE FÁTIMA A. A. CARDOSO - O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO EM MUSEUS
JOSÉ ARTUR DA COSTA CASTILHO -
LUCILIO LOPES MOTA - DIVULGAÇÃO DA DÉCADA DAS CIÊNCIAS OCEÂNICAS NA COSTA PARAENSE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
MARCOS VINICIUS SOUSA LEAL - A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ROSANA DO SOCORRO L. MAIA -
SAFIRA GUERREIRO SILVEIRA -
VANDERLANE SUELEN DA SILVA E SILVA - O POTENCIAL DA ARRABIDAEA CHICA (PARIRI) COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
WENDELL ROBERIO DAMASCENO RABELLO - UM ESTUDO DE CASO A RESPEITO DA PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA E.M.E.I.F. “DR. ULYSSES GUIMARÃES”, ALTAMIRA/PA
Turma 2020
ALDO LUIZ VIANA GATINHO - A Utilização da Autopoiese para Identificação e Resolução dos Principais Problemas Ambientais na Comunidade Quilombola do Itacoã Mirim no Baixo Acará: entre as ciências ambientais, decolonidades, territorialidades e temporalidades
ANTONIA LEONILDES LAMEIRA DE ATAIDE - VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELAÇÕES COM O RIO LIVRAMENTO
CHARLES LIMA DOS SANTOS - SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: com o uso da metodologia da problematização
DENIS RODRIGO OLIVEIRA LEAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PRAIAS
EDILENE KARLA TAVARES CRUZ - TABULEIRO ECOLÓGICO: SENSIBILIZAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
ELIZABETH MASCARENHAS DOS S. SILVA - AS INTERFACES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E O NOVO ENSINO MÉDIO: o que dizem os documentos estruturantes
ELIZETE NERES MONTEIRO - A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.
FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES - RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS: Elaboração de um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica.
GLENDA SOCORRO MALCHER MENDES -
HANARI SANTOS DE ALMEIDA TAVARES - Formação continuada para professores da educação básica: o uso de metodologia baseada em projetos (ABP) no ensino de ciências ambientais
HELANE REGINA SOARES S. DA SILVA - ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
LAYANE DE SOUZA VIEIRA - ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: tema doenças de veiculação hídrica
MAURO JOSÉ RODRIGUES TORRES - FOTOSSÍNTESE, SEQUESTRO DE CARBONO E MITIGAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO VIVEIRO EDUCADOR DA ESCOLA BOSQUE/AGENTES E MONITORES AMBIENTAIS
NEIDE ANDRADE DA SILVA - O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
RENAN ALMEIDA DE CARVALHO - CONTAMINAÇÃO INVISÍVEL – UMA PROPOSTA PARA DIVULGAÇÃO E VISIBILIDADE AOS MICROPLÁSTICOS
SINEIDE DO SOCORRO VASCONCELOS WU - PARQUE ESTADUAL DO UTINGA “CAMILLO VIANNA” UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Turma 2019
ANAYSE DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA - O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA E COMUNIDADE DE VILA DO CONDE – BARCARENA: DIÁLOGOS ENTRE CDP/GEAM – UFPA
CÍCERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO - Conscientização de Alunos da Rede Pública de Ensino sobre o Desperdício de Água e os Riscos gerados ao Ambiente.
ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA - VIDA EM UMA GOTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA AQUÁTICA
JOÃO PAULO ABREU ALMEIDA - APP GEOSENSOR, GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
JONEILTON JOSÉ ARAUJO - CIÊNCIAS AMBIENTAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E A CRIAÇÃO DE GRUPOS AMBIENTAIS ESCOLARES
LUIZ MÁRIO DOS SANTOS CUNHA JÚNIOR - O USO DA GEOCONSERVAÇÃO PARA UMA ANÁLISE EDUCACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL: UM ESTUDO APLICADO À RESEXMAR SOURE-PA
LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS - SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: uso da água na recreação
MARIO ROCHA DE VASCONCELOS - A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE VILA PEDRA EM IRITUIA-PA
RENATO GIRARD DE LIMA - A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA QR CODE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO TRATAMENTO E QUALIDADE DE ÁGUA
ROBERTO ALEXANDRE DOS SANTOS - ÁGUAS DE TUCURUÍ: A CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
ROSILENE SANTOS BASTOS DE QUADROS - Educação Ambiental em Belém – Trajetórias e Partilhas entre a Fundação Escola Bosque e as Escolas do Distrito D’água – Desafios e Perspectivas
TIAGO CORDEIRO - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA.
VANDYSON CLEYTON PINA COSTA - ECOPR@IA: uma tecnologia móvel voltada ao ensino das Ciências Ambientais na zona costeira paraense, Salinópolis-PA
WALTER DA SILVA BRAGA - Formação de Professores: Prática Interdisciplinar no Ciclo I do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Belém
Turma 2018
AILTON ARAÚJO - IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E SOCIOECONÔMICA DOS SISTEMAS DE SOMBREAMENTO DE CACAUAIS: UM ESTUDO DE CASO EM URUARÁ-PA
AMANDA SANTOS DE NAZARÉ - ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRENO ANDERSON PEREIRA MELO - A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE NOVOS GESTORES: Experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA.
EDILZANE ALMEIDA CORREA - ÀS MARGENS DA CIDADE: Trajetórias, Possibilidades e Práticas de Educação Ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém-PA
ERIVAN SOUSA CRUZ - TEMAS TRANSVERSAIS DA QUÍMICA AMBIENTAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
FORTUNATO ERNESTO NETO - JOGO DIGITAL ADAPTADO AO TEMA ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA
JAMES LEÃO DE ARAUJO - MONITORAMENTO POR SENSORIAMENTO REMOTO DA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA-a E DAS FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS NO BAIXO TAPAJÓS
Audiovisual praias do Tapajós para gerações presentes e futuras
MARCILENE CALANDRINE DE AVELAR - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica
MILENE PEREIRA MENDES - ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água
SEBASTIÃO RIBEIRO XAVIER JUNIOR - HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO PARA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E ÁREAS AFINS
SIMONE CARVALHO DE SOUZA FURTADO - CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA: Uso de Sequência Didática no Ambiente Escola
WADDLE ALMEIDA NASCIMENTO - RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO
Turma 2017
ADRIANA COSTA MACEDO - O EXTRATO DE AÇAÍ COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE: UM MANUAL DIDÁTICO PARA EXPERIMENTOS COM ÁGUA DE CHUVA NO ENSINO DA QUÍMICA
ALBENITA RIBEIRO DOS SANTOS - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO MANUSEIO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS: ESTUDO DE CASO EM ABAETETUBA-PA.
ANA PAULA TEIXEIRA DA SILVA DANTAS - FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESULTADOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
FRANKLEN DOS SANTOS CORDOVIL - BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
LILIAN NATALIA FERREIRA DE LIMA - AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO ASSENTAMENTO PALMARES, NO MUNICIPIO DE ARAGUATINS, TOCANTINS.
LUCIANA BALEIXO DA SILVA - A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS EM PARQUES URBANOS
MARCELO WILLIAMS OLIVEIRA DE SOUZA - DENGUE NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E CLIMATOLÓGICA
MOACIR JOSE MORAES PEREIRA - RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, MAPEAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NA QUESTÃO AMBIENTAL NO BAIRRO DA MARAMBAIA, BELÉM-PA
PATRICIA FERNANDES DA SILVA - ACIDENTES COM ANIMAIS AQUATICOS EM PESCADORES ARTESANAIS EM UM MUNICÍPIO DA COSTA AMAZÔNICA: DO LEVANTAMENTO AO TRATAMENTO
RAIMUNDO DA CONCEICAO DA SILVA MAUES - SISTEMAS DE MANEJO EM AÇAIZAIS NATIVOS PRATICADOS POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA ILHA MARACAPUCU PALMAR, ABAETETUBA – PARÁ – BRASIL
ROGERIO SOUSA ESTEVAM - QUIZ AMBIENTAL UM APLICATIVO UTILIZADO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
ROSA DE FATIMA SILVA ATROCH - CIANOBACTÉRIAS E POLUIÇÃO DA ÁGUA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
SILVANO COSTA DA SILVA - ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DOS RECURSOS HÍDRICOS DO RIO CUINARANA, MAGALHÃES BARATA-PARÁ
WILMA HELENA DA ROCHA FALCAO - O ENSINO CONTEXTALIZADO DO DIREITO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA